A Era dos Fakes - Geos Escola

A Era dos Fakes

Que nós estamos vivendo na era dos fakes, não restam dúvidas. Agora chegou a vez do mundo do geoprocessamento e sensoriamento remoto. O Portal CanalTech vem trazendo uma matéria muito interessante sobre o FakeGeo, ou seja, imagens falsas de satélites começam a preocupar os cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Essas imagens são geradas por IA - Inteligência Artificial e são capazes de mudar paisagens urbanas, alterar relevos, curso de rios e qualquer outro elemento que faça parte do ambiente do que estão chamando de Geografia Falsa.

A situação é tão preocupante, pois "essas imagens podem enganar de várias maneiras. Podem ser usadas para criar boatos sobre incêndios florestais ou inundações, ou para desacreditar histórias baseadas em imagens reais de satélite", explica dos professores.

A falta de conhecimento geográfico mais profundo e a disseminação descontrolada de fake news fazem com que seja mais difícil identificar imagens adulteradas de regiões distantes ou pouco habitadas.

FakeGeo

A solução que está sendo criada pelos pesquisadores é desenvolver novas ferramentas de IA que consigam verificar a veracidade das imagens em tempo real.

Autor: Grupo GeoS Educacional
Fonte: www.canaltech.com.br